PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Como forma de assegurar o acesso às informações e a conscientização ambiental para toda a sociedade, surgiu o projeto de inclusão para pessoas com deficiência visual, cujo objetivo é desenvolver atividades de educação ambiental inclusiva, utilizando o grupo das aves como instrumento nas ações práticas interativas, visando proporcionar experiências únicas, despertando novas descobertas e possibilidades.

Atividades em desenvolvimento

  • Palestras

Expor de forma dinâmica o conhecimento científico a todos. Despertando o interesse pelas aves e preservação do meio ambiente.

  • Museu

O museu é especialmente pensado para o público alvo do projeto, tendo como principal objetivo permitir explorar o senso tátil com aves taxidermizadas, possibilitando a aprendizagem sobre as diversas espécies de aves. O museu também trará de forma interativa, com áudio descrição, as informações das aves taxidermizadas contando sobre a morfologia, habitat, reprodução, e seu canto.

 

  • Materiais didáticos

Serão desenvolvidos materiais sonoros e táteis. Utilizaremos imagens em alto relevo textos ampliados e em braille entre outros elementos.

ACOMPANHEM EM BREVE A ABERTURA DAS VISITAS DIDÁTICAS

  • Trilhas sensoriais

As trilhas sensoriais serão passeios a campo que, por meio do sentido da audição, buscam despertar o participante para os diferentes sons das aves e a possibilidade de identificação das espécies pelo seu canto. 

 

  • Viveiro de imersão

O viveiro de imersão consiste em uma experiência única, na qual a pessoa com deficiência visual poderá interagir com aves treinadas. Esta relação tão próxima com os animais tem o objetivo de despertar e alertar sobre as problemáticas que levam ao declínio das populações dos animais silvestres e incentivar a preservação de nossa fauna.